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Fizemos uma pequena lista dos erros mais comuns que muitas vezes vemos em lojas on-line e que fazem seus usuários saírem da sua loja.

Você está analisando bem o que fazem os seus usuários em seu site?

Isto é fundamental para entender o que falha e o que funciona na sua loja. Se em uma loja física o lojista não se comunicar com os clientes, ele vai vender?

1. OFERECER OS MESMOS PREÇOS DA LOJA FÍSICA

Se você tem uma loja on-line tem que compreender que sua área de atuação tornou-se muito mais ampla, e dessa forma, seus concorrentes mudaram. Você não pode oferecer os mesmos preços da loja física. Se você está construindo uma loja online, analise todas as consequências e separe o físico do on-line, são operações diferentes e exigem estratégias de marketing diferentes, portanto, preço diferente.

2. NÃO TER INFORMAÇÕES DE CONTATO

O contato, bem como segurança e confiança, oferece ao usuário uma maneira de resolver os problemas, então por que escondê-lo? Coloque em todas as páginas, não só na home. E como extra, use o twitter como serviço de atendimento ao cliente em tempo real ou use qualquer sistema de chat como Zopim para responder perguntas e aumentar muito suas conversões.

3. INFORMAÇÕES DE PRODUTO INCOMPLETA / ERRADA

Não há nada mais irritante para os seus usuários do que não ter imagens de produto, ou não ter a descrição completa, ou pior ainda, a imagem não ter nada a ver com o produto. Se a sua loja virtual comete esses erros, como é que você pretende vender?

4. NÃO PODER COMPRAR SEM REGISTRO

Um dos grandes erros de hoje em dia é o registro. Quanto mais obstáculos você coloca ao usuário para efetuar a compra, menor será sua conversão. Ofereça a possibilidade de adquirir seus produtos com cliente anônimo e veja suas vendas aumentarem significativamente.

5. NÃO TER BUSCADOR DE PRODUTOS OU TER UM QUE FUNCIONE MAL

Se um cliente entra em seu ecommerce com a idéia de comprar um produto específico, e não existe um buscador para facilitar encontrá-lo, eu lhe asseguro que se ele tiver que procurar por mais de 20 segundos, as chances dele sair da loja são muito altas.

6. POUCAS IMAGENS DE PRODUTO

Digamos que você queira comprar uma camisa. Ela pode ser muito bonita na foto de frente e de lado, mas e a parte de trás? Dê a seus visitantes tantas imagens quanto possível, resolver as dúvidas com um piscar de olhos é evitar muitas devoluções.

7. NÃO INCLUIR PRODUTOS RELACIONADOS

Esta é uma das coisas que, bem feitas, pode aumentar seu ticket médio e consequentemente, o ROI. Ofereça produtos relacionados interessantes durante a compra, na página do produto e também no carrinho. É importante que se ofereça produtos que realmente sejam interessantes para quem está comprando, por isso, faça a configuração dos produtos relacionados manualmente no início.

8. NÃO INCLUIR O VALOR DO FRETE DURANTE O PROCESSO COMPRA

Imagine que o cliente inicie a compra de um produto e completa todos os processos para a finalização até ter a surpresa, na última etapa, que o frete custa R$ 50,00. Acredito que ele poderá ficar com raiva o suficiente para deixar de comprar. Ele deve ser informado em todas as páginas do processo de compra sobre os custos aproximados de envio, você vai economizar uma boa taxa de rejeição.

9. NÃO RESPONDER AOS USUÁRIOS

Se você tem um feedback ou formulário de contato não é para decorar o seu site, ou simplesmente porque os outros têm. Seus clientes esperam respostas, esperando retorno e quanto mais tempo você investe neles, mais você ganha. Diferencie-se dos seus concorrentes e ofereça um ótimo serviço ao cliente. O relacionamento gera sentimento, você quer que seus cliente te indiquem ou falem mal de você?

Não se esqueça dessas pequenas coisas e BOAS VENDAS!