A internacionalização das vendasMuitos empresários brasileiros sonham em expandir suas vendas para os EUA ou Europa. Existe uma grande quantidade de produtos com excelente aceitação estrangeira e que seriam sucesso se disponibilizadas para compra em seus países.

Pensando nisso, preparamos uma lista genérica de tarefas a serem executadas para internacionalizar as vendas:

  • 1) Traduzir a loja virtual para o idioma nativo do país que deseja operar;
  • 2) Integrar com operador logístico que faça exportação;
  • 3) Integrar com meio de pagamento internacional;
  • 4) Integrar com sistema de análise de risco (Anti-Fraude) internacional;
  • 5) Analisar as condições legais para exportação de tais produtos;
  • 6) Contratar uma agência digital no país que deseja operar para gerenciar o marketing de forma mais precisa e assertiva;
  • 7) Reservar estoque com mix de produtos atrativos para o público alvo estrangeiro;
  • 8) Preparar os canais de comunicação específicos para o país que deseja operar com atendentes fluentes na língua estrangeira e experiência com o seu produto.

Parece fácil internacionalizar um ecommerce, mas definitivamente, não é. Vamos analisar algumas dificuldades que encontramos no Brasil referente à lista acima.

  1. 1) Falta de plataformas com funcionalidade multi-loja. Para traduzir, diferenciar URLs, gerenciar vários meios de pagamento e operadores logísticos é necessário que a plataforma permita estas alterações, caso contrário, a gestão será feita com uma plataforma por país, cada uma com gestão totalmente isolada da outra (Sem contar que o empresário teria que pagar por cada uma delas).
  2. 2) Integração com meios de pagamento e análise de risco internacionais. A maioria das plataformas brasileiras não dispõe integração com sistemas internacionais, o que levaria a internacionalização de uma loja a ser demorada e dispendiosa (Imagine a quantidade de horas de desenvolvimento gastas com integrações específicas pra sua loja).
  3. 3) Confiar em empresas estrangeiras para a o marketing digital e gestão de atividades legais. É muito difícil encontrar prestadores de serviço comprometidos em desenvolver estratégias assertivas e com bons resultados sem que haja proximidade entre o prestador e o cliente.

Pensando nessas dificuldades no comércio eletrônico brasileiro, a ECTarget disponibiliza uma plataforma Multi Loja, preparada para receber múltiplos idiomas, gestão de múltiplos meios de pagamento e operadores logísticos, bem como integração com os maiores sistemas administrativos internacionais. Temos parceria com empresas do mundo todo, empresas prontas para trabalhar com competência e prestar bons serviços aos nossos clientes.

Nossa expertise está em fazer sistemas escaláveis, tornando realidade os sonhos dos nossos clientes.